Modelo conceitual do Projeto Bem Diverso Sustenta e Inova

O Projeto Bem Diverso Sustenta e Inova visa contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira, por meio da promoção do seu uso sustentável em paisagens de múltiplos usos, e a inserção de comunidades locais em circuitos bioeconômicos. Fundamentado nos princípios e protocolos definidos para o Planejamento Sistemático da Conservação, desenvolve e difunde, participativamente, um conjunto de boas práticas que, nos sistemas produtivos agro-extrativistas, estão centradas em ações de conservação, manejo e restauração da biodiversidade e dos agroecossistemas associados, com a finalidade de agregar valor de qualidade ambiental aos produtos da sociobiodiversidade. 

O desenvolvimento e implementação de boas práticas se estendem para as técnicas de colheita e pós-colheita que, nas agroindústrias e unidades de processamento de produtos de base familiar ou comunitária, focam na sua internalização junto aos processos de fabricação; no desenvolvimento de novos produtos e processos; e no desenvolvimento ou melhoramento de equipamentos, cujo objetivo final é agregar aos produtos processados, um valor de qualidade nutricional e sanitário. Ainda no eixo de agroindustrialização, atuamos na adequação e regularização de empreendimentos e de seus produtos, no desenvolvimento de  rótulos e rotulagem, e no fortalecimento organizacional e gerencial desses empreendimentos, com ações voltadas ao cooperativismo.

Complementarmente, o Projeto tem trabalhado na promoção da comercialização dos produtos da sociobiodiversidade, alavancando o acesso aos mercados institucionais e convencionais. Este alavancamento, dá-se por meio do mapeamento de editais de compras e estabelecimento de entrepostos e centrais de comercialização, para inserção desses produtos na merenda escolar, cantinas e restaurantes de órgãos públicos e em lojas físicas e virtuais.

Por fim, além da contribuição para a formulação ou reformulação de políticas públicas, o Projeto tem atuado, principalmente, no mapeamento e promoção do acesso, por parte de seus beneficiários, daquelas políticas existentes. Dentre essas, destaca-se a política de crédito, onde temos atuado junto aos bancos, na formação de agentes comunitários de negócios sustentáveis.

As ações do Bem Diverso Sustenta e Inova estão organizadas conforme o modelo conceitual representado na Figura abaixo. Esse modelo conceitual está baseado na reunião de conhecimentos científicos e tradicionais na busca por solução de problemas enfrentados pelas comunidades agroextrativistas. Para a inserção dessas comunidades em circuitos bioeconômicos sustentáveis, atuamos no desenvolvimento e multiplicação das capacidades locais considerando a inserção dos jovens e o papel das mulheres em todas as atividades que envolvem o agroextrativismo e o uso sustentável da biodiversidade. 

Esse olhar sistêmico para o conjunto de atividades que, direta ou indiretamente, relacionam-se com a prática agroextrativista, concretiza-se nos territórios com o estabelecimento de Centros de Referência que congregam comunidades, associações, cooperativas e escolas Famílias Agrícolas, dentre outros atores locais nos territórios. Esses Centros de Referência foram estruturados como objetivo de assegurar às comunidades e parceiros locais, a apropriação e a multiplicação dos conhecimentos desenvolvidos participativamente nos diferentes eixos de atuação do Projeto, a fim de garantir a conservação da biodiversidade e o seu uso sustentável, e a manutenção e a reprodução dos modos de vida locais, a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida das populações beneficiárias.

Finalmente, para facilitar o acesso à toda produção do Bem Diverso Sustenta e Inova, como livros e cartilhas; artigos, dissertações e teses; relatórios técnicos; e apresentações, infográficos, artes, logos, fotos, vídeos e podcasts; compilamos e disponibilizamos essas informações na aba baixe aqui. Além dessas, no item “repositório das espécies” dessa aba, estão reunidas toda a informação produzida pela Embrapa ou por seus pesquisadores sobre as espécies chave do Projeto. Não esqueça também de visitar a aba de notícias para acompanhar as atividades relacionadas ao Bem Diverso Sustenta e Inova. Agora se quiser citar este texto e não sabe como, clique aqui.

Leave a comment