Onde atuamos

O Projeto Bem DiveRso atua diretamente em seis Territórios da Cidadania (TC) localizados nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga.

AMAZÔNIA

Marajó

CAATINGA

Sobral

Informações

BIOMA
Amazônia

ESTADO
Acre

PLANTAS
Castanha-do-brasil,
castanha-da-amazônia
ou castanha-do-pará

Parceiros
EMBRAPA
WWF
COOPERACRE

Alto Acre e Capixaba (AC)

Localizado no estado do Acre, o Território da Cidadania Alto Acre e Capixaba contempla uma área total de 17.584,4 km² com 74% de cobertura florestal. O Território abrange um total de cinco municípios: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri.

O Alto Acre e Capixaba se encontra no Bioma Amazônia em área de fronteira com a Bolívia e o Peru. O Território é formado por diversas áreas protegidas, tais como: a Reserva Extrativista Chico Mendes, a Terra Indígena Cabeceira do Rio Acre e Terra Indígena Mamoadate (dos povos Jaminawa e Manchineri), a Estação Ecológica do Rio Acre e a Área de Relevante Interesse Ecológico do Seringal Nova Esperança. Além de áreas protegidas, 19 assentamentos da reforma agrária de diferentes modalidades estão inseridos no Território.

Comunidades

Sua população é de cerca de 67 mil habitantes, sendo que destes, cerca de 37 % vivem na zona rural. A população do Território Alto Acre e Capixaba é formada, em sua maioria, por pequenos agricultores e agricultoras rurais e extrativistas, que fazem diferentes usos da terra, como a agricultura familiar, a criação de animais e o extrativismo da castanha-do-brasil e do açaí, principalmente. Há também os povos Jaminawa e Manchineri, habitantes da Terra Indígena Mamoadate, que vivem da caça, pesca e da prática de roçados. Neste Território, a Fundação Nacional do Índio (Funai) já registrou a presença de povos indígenas em isolamento voluntário e de recente contato.

Embora o Alto Acre e Capixaba conserve uma grande porção de cobertura florestal, o avanço do desmatamento tem sido significativo nos últimos anos, atingindo inclusive as áreas protegidas. A derrubada da floresta ocorre, principalmente, para a implantação da pecuária extensiva, de culturas anuais e extração ilegal de madeira. Essa situação provoca diversos conflitos territoriais vivenciados pelas populações tradicionais do Território desde a época de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em 1988, que se tornou símbolo da luta pelo acesso à terra e à conservação da floresta.

As plantas do Território

No Alto Acre e Capixaba, o Bem Diverso elencou a castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-pará e castanha-da-amazônia (Bertholletia excelsa Bonpl.) e o açaí solteiro (Euterpe precatoria Mart.) como espécies florestais para desenvolver boas práticas de extrativismo sustentável. No Território, o Projeto também trabalha com Sistemas Agroflorestais (SAF), que integram cultivos agrícolas e espécies frutíferas e florestais como forma de recomposição da vegetação em áreas anteriormente ocupadas por pastos ou roçados. Promove ainda o desenvolvimento das capacidades locais tão importantes para o fortalecimento das organizações sociais, a autonomia e independência das comunidades acreanas.

Parcerias

No TC Alto Acre e Capixaba, o Bem Diverso é coordenado pela Embrapa Acre, situada na capital Rio Branco (AC). Há também outras instituições presentes no estado que contribuem para o trabalho do Projeto no Território, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), WWF Brasil, Fundação Banco do Brasil e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Quer citar este texto e não sabe como? (clique aqui).