O QUE FAZEMOS

Por meio do manejo sustentável e de Sistemas Agroflorestais, buscamos assegurar os modos de vida dos agroextrativistas familiares, gerando renda e melhorando a qualidade

Conservação,
Manejo e
Restauração
Diagnósticos socioambientais
Cadeias
produtivas
Agroindus-
trialização
Acesso
ao mercado
Acesso
ao credito
Politicas
públicas
Juventude
e Gênero
Formação
e Capacitação
Observatório
do Campo

Formação e Capacitação

VOCÊ SABIA?

Neste eixo, desenvolvemos atividades relacionadas à internalização de boas práticas de fabricação nestas agroindústrias; melhoria e desenvolvimento de processos, produtos, rotulagem e equipamentos, bem como a adequação de produtos e agroindústrias à legislação sanitária e ambiental vigente. Procuramos agregar valor de qualidade sanitária (por meio da internalização das boas práticas de fabricação) e qualidade sensorial, ambiental e nutricional (por meio da melhoria e adequação de produtos, processos e instalações).

A internalização das boas práticas de fabricação envolve o treinamento e capacitação das equipes de trabalho em todos os setores e tarefas de uma agroindústria: desde a recepção de matéria prima e sua higienização; no processamento, envase e armazenamento dos produtos prontos; higiene industrial e tratamento de água, resíduos e efluentes; na segurança no trabalho, higiene pessoal e saúde ocupacional dos trabalhadores; e, por fim, os próprios aspectos gerenciais da fábrica, incluindo a tarefa de auto-auditoria, por meio da observação e correção de não conformidades relativas a documentações, procedimentos, equipamentos, produtos e instalações.

Agroindustrialização

o Projeto Bem Diverso atua diretamente em seis Territórios da Cidadania (TC)

Sob o eixo da agroindustrialização, encontram-se todas as etapas relacionadas ao processamento de frutos e outras matérias-primas da sociobiodiversidade, incluindo aspectos de pós colheita, beneficiamento primário, até a obtenção do produto final pelas unidades de processamento. Neste eixo, desenvolvemos atividades relacionadas à internalização de boas práticas de fabricação nestas agroindústrias; melhoria e desenvolvimento de processos, produtos, rotulagem e equipamentos, bem como a adequação de produtos e agroindústrias à legislação sanitária e ambiental vigente. Procuramos agregar valor de qualidade sanitária (por meio da internalização das boas práticas de fabricação) e qualidade sensorial, ambiental e nutricional (por meio da melhoria e adequação de produtos, processos e instalações).

  Embora grande parte dos empreendimentos atendidos já tenha passado por algum processo de capacitação e treinamento em boas práticas de fabricação, a falta de rotina no acompanhamento e monitoramento dessas práticas no dia-a-dia da fábrica, dificulta muitas vezes a sua consolidação. Desta forma, a internalização das boas práticas de fabricação envolve o treinamento e capacitação das equipes de trabalho em todos os setores e tarefas de uma agroindústria: desde a recepção de matéria prima e sua higienização; no processamento, envase e armazenamento dos produtos prontos; higiene industrial e tratamento de água, resíduos e efluentes; na segurança no trabalho, higiene pessoal e saúde ocupacional dos trabalhadores; e, por fim, os próprios aspectos gerenciais da fábrica, incluindo a tarefa de auto-auditoria, por meio da observação e correção de não conformidades relativas a documentações, procedimentos, equipamentos, produtos e instalações.

 Atualmente, há mais de 30 cooperativas e unidades de processamento de produtos de base familiar diretamente atendidas pelo Projeto. Além do acompanhamento e monitoramento do processo de internalização das boas práticas, o projeto tem dado suporte ao processo de gestão dessas cooperativas por meio de oficinas e atendimento direto e individualizado nas questões relacionadas à estrutura e planejamento organizacional, contabilidade, viabilidade financeira, modelo de negócios, marketing, planejamento e controle produtivos, rastreabilidade, certificação e inovação.  

Ao longo do desenvolvimento do Bem Diverso junto a esses empreendimentos, foram ainda desenvolvidos e colocados no mercado: quatro novos produtos agroindustriais; melhorados o processo de fabricação de seis outros produtos; elaboradas novas rotulagens e adequados os rótulos de 22 outros produtos. Em relação à equipamentos agroindustriais, estão em fase de testes e validação, três equipamentos; e desenvolvido ainda um conjunto de equipamentos de baixo custo para beneficiamento do açaí (limpeza, lavagem e tratamento térmico dos frutos), com a finalidade de eliminar a contaminação pelo parasito causador da Doença de Chagas. Além destas ações,  foram regularizadas duas cooperativas junto aos órgãos de fiscalização sanitária, por meio do registro sanitário de suas agroindústrias de alimentos e de seus respectivos produtos (16 ao todo). Outras duas cooperativas estão em fase final de criação. Foram ainda desenvolvidos oito novos projetos de agroindústrias, incluindo plantas baixas, layouts e projetos executivos, para fins de construção inicial, reformas e adequações, ou ainda para a regularização sanitária e ambiental. Além dos alimentos para consumo humano, foram também desenvolvidas duas novas formulações de ração para alimentação animal, tendo como base produtos da sociobiodiversidade. Ainda, para dar autonomia para esses empreendimentos, quanto aos processos de internalização das boas práticas de fabricação e gestão, estamos desenvolvendo um aplicativo para acompanhamento e monitoramento das atividades nas agroindústrias, que se encontra em fase final de codificação, para posterior disponibilização a estes e outros empreendimentos do Brasil.

Para saber mais, compilamos os diversos trabalhos realizados pelo Bem Diverso sob a temática de processamento de produtos e agroindustrialização para serem acessados ou baixados (clique aqui). Não esqueça de visitar a aba de notícias para acompanhar as atividades relacionadas ao tema. Agora se quiser citar este texto e não sabe como, clique aqui.