ESPÉCIES

A escolha inicial das espécies para o desenvolvimento das atividades do Projeto Bem Diverso nos seus diferentes eixos de atuação foi feita de forma participativa junto às comunidades e parceiros locais. Na escolha das espécies, considerou-se sua importância para as comunidades rurais; ocorrências nas proximidades ou interior de unidades de conservação; volume colhido; e a existência de apoio de políticas públicas para manejo, colheita ou comercialização de seus frutos in natura ou processados.

 

A seguir, apresentamos algumas informações relevantes das 12 espécies inicialmente listadas e selecionadas como norteadoras para o desenvolvimento das atividades. Porém, nossas atividades não se limitaram à essas espécies. Ao longo do Projeto, dezenas de outras espécies foram sendo incorporadas, de acordo com as demandas locais, e diretamente relacionadas ao consumo, comercialização e restauração das paisagens.

MANGABA

Araticum

Açaí

Babaçu

Castanha-do-
brasil

Coquinho azedo

LICURI

MARACUJÁ DO MATO

VELUDO

Andiroba

Ficha técnica

FAMÍLIA BOTÂNICA
Lecythidaceae

NOME CIENTÍFICO
Bertholletia excelsa Bonpl.

BIOMA
Amazônia

TERRITÓRIO
TC Alto Acre e Capixaba (AC)

PORTE DA PLANTA
Arbóreo, podendo atingir até 50 metros de altura.

PARTE COLHIDA
As sementes ou as castanhas que ficam dentro do ouriço e a madeira.

FLORAÇÃO
Outubro a dezembro no Território do Alto Acre e Capixaba. Em outras áreas da Amazônia esse período pode variar.

FRUTIFICAÇÃO
No Território do Alto Acre e Capixaba a frutificação ocorre de 12 a 14 meses após a floração. Os frutos amadurecem e caem de novembro a fevereiro, com o pico de queda em dezembro.

USOS
As sementes são muito utilizadas na culinária, nas indústrias cosméticas e farmacêuticas.

Castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia ou castanha-do-pará

Conhecida como Rainha da Floresta Amazônica, a majestosa castanheira produz a castanha-do-brasil, uma semente muito saborosa de alto valor nutritivo e por isso muito valorizada no mercado nacional e internacional. Ocorre praticamente em toda a Amazônia, nas áreas de florestas de terra firme, e tem relação direta com a conservação ambiental. Ela também é conhecida pelos nomes de castanha-do-pará, castanha-da-amazônia, castanha, castanheira, castanha-verdadeira, castanheiro, amendoeira-da-América, castanha-mansa, dentre muitos outros nomes.

O ouriço é o fruto da castanheira, uma cápsula esférica lenhosa de coloração castanho-escura, bastante dura. Tem em média 10 a 16 cm de diâmetro e contém as castanhas, ou as sementes, que podem ser em média 10 a 25 unidades. Quando os ouriços estão maduros, eles caem naturalmente do alto da castanheira, devendo ser coletados no chão. Por ser muito duro, o ouriço não se abre facilmente, é necessário romper sua porção inferior com ajuda de um facão. Dentro estão as sementes, que também têm casca rugosa e dura. É retirando essa casca dura que se chega às amêndoas, as cobiçadas castanhas-do-brasil.

A Rainha da Floresta também é símbolo da sociobiodiversidade brasileira, pois isoladas em pastagens não mantém sua produção. Ademais, toda a produção da castanha depende do trabalho de comunidades que vivem e dependem da floresta em pé. Por isso, a castanha-do-brasil também exerce grande papel na organização socioeconômica de vastas áreas na Amazônia, especialmente nas reservas extrativistas, onde vivem os coletores de castanhas, os castanheiros. Ao passo que realizam a coleta, essas pessoas também ajudam a proteger a floresta de usos predatórios, garantindo as condições para prestação de diversos serviços ambientais, como a regulação do regime de chuvas.

A castanha pode ser consumida in natura ou assada, sendo muito apreciada como petisco. Pode-se fazer doces, farinhas, bolos, pães, massas, dentre outros usos. Quando triturada crua e misturada com água, pode-se obter o leite de castanha, usado tanto na substituição do leite de vaca, como para diversos fins culinários. Da castanha também se extrai o óleo, de coloração clara e sabor agradável, que pode ser usado no preparo de comidas e saladas. Por seu intenso poder hidratante, emoliente e esfoliante, a indústria fármaco-cosmética utiliza a castanha-do-brasil na fabricação de hidratantes, xampus, sabonetes finos, batons etc. O ouriço também é muito aproveitado para confecção de artesanatos. O caule da castanheira é madeira rija e compacta, foi super explorado para a construção civil e naval, o que levou ao extermínio de muitos castanhais no estado do Pará. Por isso, em 1994, o Governo Federal proibiu o corte dessa árvore (Decreto 1.282/1994). Atualmente a exploração da espécie está restrita apenas aos produtos não madeireiros.

Onde encontrar produtos de castanha-do-brasil?

Cooperacre-Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre.
Endereço: Rodovia AC 40, KM 04, Vila Acre, Rio Branco-AC. Telefone: (68) 32217164 / 3221-1340. E-mail: contato@cooperacre.com. /Site: www.cooperacre.com

Coopavam- Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer.
Endereço: Estrada Linha 06, Núcleo de Assentamento Vale do Amanhecer, Km 1 – Zona Rural. CEP: 78340-000, Juruena-MT. Telefone: (66) 3553-1045 / (66) 9214-0463 / (66) 8428-8154. E-mail: coopavamfabrica@hotmail.com . Site: www.coopavam.org.br. Facebook: https://www.facebook.com/coopavam.juruena

Inovam-Brasil.
Endereço: BR 364 – Km 335, Nº 7814, Ji-Paraná-RO. CEP: 76914-650, Caixa Postal: 911. Telefone: (69) 99963-1008 / (69) 9945-6090. Site: www.inovam.com.br. Facebook: https://www.facebook.com/inovam.brasil

Cooperativa Kayapó de Produtos da Floresta – Castanha Pi –y e Associação Floresta Protegida
Endereço: Rua Lateral, Nº 38, Bairro JK, Tucumã, PA.
CEP: 68.385-000
E-mail: floresta@florestaprotegida.org.br
Sites: www.florestaprotegida.org.br  e https://origensbrasil.org.br/produto.php?qrcode=5010

Para saber mais sobre a espécie,  clique aqui. (inserir link para repositório da espécie)
Para as notícias relacionadas à espécie, clique aqui. (inserir link para aba de notícias com filtro para espécie)
Para citar este texto,  clique aqui.