ESPÉCIES

A escolha inicial das espécies para o desenvolvimento das atividades do Projeto Bem Diverso nos seus diferentes eixos de atuação foi feita de forma participativa junto às comunidades e parceiros locais. Na escolha das espécies, considerou-se sua importância para as comunidades rurais; ocorrências nas proximidades ou interior de unidades de conservação; volume colhido; e a existência de apoio de políticas públicas para manejo, colheita ou comercialização de seus frutos in natura ou processados.

 

A seguir, apresentamos algumas informações relevantes das 12 espécies inicialmente listadas e selecionadas como norteadoras para o desenvolvimento das atividades. Porém, nossas atividades não se limitaram à essas espécies. Ao longo do Projeto, dezenas de outras espécies foram sendo incorporadas, de acordo com as demandas locais, e diretamente relacionadas ao consumo, comercialização e restauração das paisagens.

MANGABA

Araticum

Açaí

Babaçu

Castanha-do-
brasil

Coquinho azedo

LICURI

MARACUJÁ DO MATO

VELUDO

Andiroba

Ficha técnica

FAMÍLIA BOTÂNICA
Caryocaraceae

NOME CIENTÍFICO
Caryocar brasiliense Cambess.

BIOMA
Cerrado

TERRITÓRIO
TC Alto Rio Pardo (MG)

PORTE DA PLANTA
Arbóreo, de 7 a 14 metros de altura.

PARTE COLHIDA
Fruto

FLORAÇÃO
Setembro a novembro

FRUTIFICAÇÃO
Outubro a fevereiro

USOS
O principal uso é o consumo da polpa da semente, utilizada principalmente na culinária regional. Outros subprodutos também apresentam altas demandas, como o óleo, a castanha e seus derivados. A madeira pode ser utilizada na fabricação de móveis rústicos, caibros e outros.

Pequi

O pequizeiro é uma árvore típica do Cerrado, cujos frutos são conhecidos como pequi, e dependendo da região, seus nomes podem variar para piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá, pequiá-pedra, pequirim, suari e piquiá. O seu cheiro e gosto marcantes simbolizam toda uma cultura de populações tradicionais do Cerrado que tem, nesse fruto, sua base alimentar, e uma importante fonte de renda advinda do extrativismo sustentável.

O nome pequi tem sua origem no tupi que significa: py = casca e qui = espinho, por causa dos espinhos que envolvem a amêndoa da semente. O pequi com espinhos é o mais comum. Entretanto, na Terra Indígena Xingu, há uma variedade sem espinhos. O pequizeiro inicia sua fase reprodutiva em torno de oito anos após o seu estabelecimento enquanto plântula. É comum encontrar no Cerrado, em média, 25 pequizeiros por hectare. Entretanto, em áreas de cerrado mais densos, esse número pode chegar até 100 indivíduos por hectare. Seus troncos, em geral, são retorcidos, e seus galhos podem pender para os lados, chegando muitas vezes ao chão.

O pequi é símbolo da cultura e culinária dos povos do Cerrado brasileiro. É muito apreciado em diversos estados, destacando-se pratos como o arroz com pequi, a galinha com pequi, ou ainda consumidos individualmente, sem misturas. Da polpa é possível fazer a extração do óleo, utilizado para diversos fins. Há também uma variedade de receitas que usam o pequi para produção de geléias, doces, licores, cremes, sorvetes, farofas e pamonhas. Muitas comunidades também utilizam a fruta para produção de ração destinadas a porcos e galinhas. A amêndoa do caroço de pequi é utilizada para extração de óleo, ou ainda consumida sob diversas formas.

Onde encontrar produtos de pequi?

Coopav – Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas Vereda Funda
Telefone: (38) 99131-4824 – Zezinho
(38) 99199-9222 – Elmy

Coopaab – Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas de Água Boa I
Telefone: (38) 99181-5852 – Dona Lúcia
(38) 99197-9770 – Cida

Grande Sertão – Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão
Endereço: Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), 152, Centro, Montes Claros, MG.
CEP: 39.400-005
Telefone: (38) 3223-2285 / 99964-2913 / 99805-5469
E-mail: vendascgs@gmail.com / emporiodossertoes@gmail.com
Site: https://cooperativagrandesertao.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Cooperativa-Grande-Sertão-115490648609510/  e  https://www.facebook.com/cooperativagrandesertao/about/?ref=page_internal

 

Coopsertão – Cooperativa Sertão Veredas
Endereço: Rua Idearte Alves de Souza, nº 500, Centro, Chapada Gaúcha, MG,
CEP: 39.314-000
Telefone: (38) 3634-1462 / 99903-9429
Email: coopsertaoveredas@hotmail.com
Site: www.coopsertaoveredas.blogspot.com.br

Central do Cerrado (Cooperativa de grupo de produtores)
Setor de Expansão Econômica de Sobradinho, Quadra 14, Lot3, Sobradinho-DF.
Telefone: (61) 3327-8489
E-mail: centraldocerrado@centraldocerrado.org.br
Site: http://www.centraldocerrado.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/CentralCerrado/

Para saber mais sobre a espécie,  clique aqui. (inserir link para repositório da espécie)
Para as notícias relacionadas à espécie, clique aqui. (inserir link para aba de notícias com filtro para espécie)
Para citar este texto,  clique aqui.