ESPÉCIES

A escolha inicial das espécies para o desenvolvimento das atividades do Projeto Bem Diverso nos seus diferentes eixos de atuação foi feita de forma participativa junto às comunidades e parceiros locais. Na escolha das espécies, considerou-se sua importância para as comunidades rurais; ocorrências nas proximidades ou interior de unidades de conservação; volume colhido; e a existência de apoio de políticas públicas para manejo, colheita ou comercialização de seus frutos in natura ou processados.

 

A seguir, apresentamos algumas informações relevantes das 12 espécies inicialmente listadas e selecionadas como norteadoras para o desenvolvimento das atividades. Porém, nossas atividades não se limitaram à essas espécies. Ao longo do Projeto, dezenas de outras espécies foram sendo incorporadas, de acordo com as demandas locais, e diretamente relacionadas ao consumo, comercialização e restauração das paisagens.

MANGABA

Araticum

Açaí

Babaçu

Castanha-do-
brasil

Coquinho azedo

LICURI

MARACUJÁ DO MATO

VELUDO

Andiroba

Ficha técnica

FAMÍLIA BOTÂNICA
Meliaceae

NOME CIENTÍFICO
Carapa guianensis Aubl

BIOMA
Amazônia

TERRITÓRIO
TC Marajó (PA)

PORTE DA PLANTA
Arbóreo, de médio a alto porte, podendo chegar até 35 metros de altura nas florestas de várzea.

PARTE COLHIDA
Sementes e madeira

FLORAÇÃO
Anual, podendo se estender durante o ano inteiro, ocorrendo tanto no período chuvoso quanto no seco.

FRUTIFICAÇÃO
Anual, ocorrendo de dezembro a agosto em florestas de várzea.

USOS
Cosmético, medicinal, fabricação de móveis, construção civil e naval e produção de ração animal.

Andiroba

O óleo da andiroba, extraído das sementes da andirobeira, é usado há séculos pelas populações amazônidas, especialmente para fins medicinais. Nos últimos anos, esse produto vem ganhando mercado dentro e fora do Brasil, sendo explorado principalmente pela indústria de fármacos e cosméticos. Dessa forma, o óleo extraído de suas sementes, tornou-se uma importante fonte de renda para comunidades agroextrativistas da Amazônia.

A ANDIROBA DA FLORESTA DE VÁRZEA

A andirobeira é encontrada praticamente em toda Amazônia, tanto nas florestas de terra firme, quanto nas de várzea. A árvore tem copa pouco concentrada e tronco não muito grosso, com placas que parecem “escamas”, e raízes do tipo tabulares ou sapopema. O fruto é um ouriço, que quando maduro cai no chão e libera as sementes. Cada fruto pode conter de 4 a 16 sementes que dão origem ao óleo de andiroba, utilizado para muitos fins, dentre eles, o medicinal devido às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. A indústria de cosméticos utiliza o óleo para fabricação de sabonetes, cremes para pele, xampus e outros. A borra ou torta residual da extração do óleo, é utilizada na produção de sabão, velas repelentes e ração animal. Na Amazônia, muitas comunidades utilizam ainda a casca e as folhas da andirobeira para chás vermífugos, antitérmico, contra gripes, reumatismo e outras enfermidades. A madeira da andirobeira também é utilizada para construção civil e naval e para fabricação de móveis.

ONDE ENCONTRAR PRODUTOS DE ANDIROBA?

Instituto Sócio – Ambiental do Amapá – Cumaú

Endereço: Passarela Beira Rio, 810, Igarapé da Fortaleza, Macapá, AP
CEP: 68.905-160
Telefone: (96) 99190-6008

Associação dos Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari

Endereço: Rua Manoel Bentes Parentes, 385, Malvinas, Porto Grande (AP).
CEP 68997–000, Brasil
Telefone: (96) 3118-4477

 

Para saber mais sobre a espécie,  clique aqui. (inserir link para repositório da espécie)
Para as notícias relacionadas à espécie, clique aqui. (inserir link para aba de notícias com filtro para espécie)
Para citar este texto,  clique aqui.