Onde atuamos

O Projeto Bem DiveRso atua diretamente em seis Territórios da Cidadania (TC) localizados nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga.

AMAZÔNIA

Marajó

CAATINGA

Sobral

Informações

BIOMA
Cerrado

ESTADO
Maranhão

PLANTAS
Babaçu

Parceiros
ASSEMA
EMBRAPA – COCAIS
EMBRAPA – AP

Médio Mearim (MA)

Localizado no Estado do Maranhão, o Território da Cidadania (TC) Médio Mearim abrange uma área de 8.294,4 Km², envolvendo 16 municípios: Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale.

O TC Médio Mearim se encontra no Bioma Cerrado e na zona de transição entre os Biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. Ao longo dos anos, essa região perdeu muito da sua cobertura florestal nativa, para implantação de pastagens e agricultura extensiva. A palmeira babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng.), sempre presente na rica composição da vegetação que originariamente cobria o território, acabou prevalecendo na paisagem, tornando-se a espécie florestal dominante em vastas áreas denominadas por babaçuais.

Comunidades

A população territorial é de cerca de 262 mil habitantes (IBGE, 2010), dos quais, cerca de 110 mil (42 %) vivem na zona rural. Essa parcela da população é formada sobretudo por agricultores e agriculturas familiares, famílias assentadas e comunidades quilombolas, que praticam agricultura familiar, pecuária e extrativismo.
Os babaçuais se tornaram a base do sustento de muitas famílias na área de ocorrência desta palmeira, no Território do Médio Mearim. Por esta razão, as comunidades lutam pela proteção dessa espécie, que sofre pressão devido à tendência de sua eliminação por grandes pecuaristas. Esse movimento é protagonizado principalmente por mulheres, as quebradeiras de coco, que além de realizar a coleta e o processamento do coco babaçu, ainda se organizam em diversos movimentos sociais para garantir o acesso livre aos babaçuais, tanto em áreas públicas como privadas.

As plantas do Território

No Médio Mearim, o Bem Diverso elencou o babaçu como espécie prioritária para desenvolver ações de boas práticas para o extrativismo sustentável, processamento integral dos frutos e acesso ao mercado. Ademais, o Projeto realiza ações para avaliação da comercialização de produtos extrativos e da importância do extrativismo para as comunidades. De forma integrada, o Bem Diverso contribui para o delineamento e adoção de sistemas agroflorestais que integrem cultivos agrícolas e espécies madeireiras nas áreas de babaçuais.

Parcerias

No TC Médio Mearim, o Bem Diverso atua por meio da Embrapa Cocais, com sede em São Luís (MA), e da Embrapa Amazônia Oriental, com sede em Belém (PA), em parceria com Associação em Áreas de Assentamento do Estado do Maranhão (Assema), organização sem fins lucrativos de agricultores familiares e extrativistas de coco babaçu, que desenvolve projetos socioeconômicos e comunitários com outras organizações vinculadas a essa associação. A Embrapa Cocais também atua em parceria com outras organizações agroextrativistas fora do território do Médio Mearim, beneficiárias indiretas das ações do Projeto Bem Diverso.

Quer citar este texto e não sabe como? (clique aqui).