Projeto Bem Diverso participa do AgroBrasília 2017

Entre os dias 16 a 20 de maio de 2017, acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (DF), a décima edição do AgroBrasília — Feira Internacional dos Cerrados. Trata-se de uma grande feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes, realizada Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

O Projeto Bem Diverso (Embrapa/PNUD/GEF), participa pela primeira vez do evento, como uma das iniciativas apresentadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A fim de demonstrar a grande diversidade de produtos advindos da sociobiodiversidade dos Biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga, o Projeto Bem Diverso vai expor o resultado do trabalho de várias cooperativas de pequenos agricultores, extrativistas e comunidades tradicionais, localizadas nos Territórios da Cidadania Alto Rio Pardo (MG), Sertão de São Francisco (BA), Alto Acre e Capixaba (AC), Marajó (PA) e Médio Mearim (MA).

Tais produtos, como a castanha-do-Brasil, a farinha de babaçu, geleia e compotas de umbu e outros, são produzidos a partir do extrativismo sustentável e da agricultura familiar agroecológica praticada por comunidades como os geraizeiros do Norte de Minas Gerais, as quebradeiras de coco do Maranhão, os extrativistas de castanha do Acre e muitos outros. “A ideia é mostrar que há iniciativas sustentáveis de produção que fazem uso responsável da nossa biodiversidade como alternativas de geração de renda, melhoria da qualidade de vida, além de promover a conservação ambiental”, afirmou Fernando Moretti, assessor técnico do Projeto Bem Diverso.

Os produtos expostos pelo Projeto Bem Diverso estarão localizados junto às iniciativas da Embrapa-Cenargen, onde também haverá uma degustação. O visitante que tiver interesse de adquirir esses produtos, encontrará no local todas as informações necessárias para fazer o contato com as cooperativas.

Leave a comment