Projeto Bem Diverso lança site durante participação no Congresso Latino-americano de Agroecologia

cj7hydzkq009clmv2ibjaj485-whatsapp-image-2017-09-12-at-15-44-17

Para Aldicir Scariot, pesquisador da Embrapa e Coordenador do Bem Diverso, o site é uma plataforma que conecta as informações geradas pelo projeto com os agricultores e extrativistas no território e com os tomadores de decisão das três esperas de Governo. “O Bem Diverso está gerando uma série de dados e subsídios técnicos, que além de incrementar as boas práticas de manejo, servirá como insumo às políticas públicas”, afirma Scariot.

Além do lançamento do site, o projeto Bem Diverso marca presença na Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, com colaboradores e parceiros, provenientes de suas regiões de atuação (Caatinga, Cerrado e Amazônia). Estarão presentes representantes das comunidades e cooperativas locais convidados a expor seus produtos e interagir com os outros parceiros do projeto Bem Diverso, atores formadores do evento.

O projeto também participará ativamente no Caminhos do Saber, um espaço para a construção e a troca de conhecimento e experiências sobre agroecologia e biodiversidade. O objetivo é discutir a relação da Agroecologia com os desafios da sociedade de uma forma dinâmica. O Bem Diverso participa de uma roda de conversas na tenda Sociobiodiversidade em 13 de setembro, a partir das 16 horas.

Bem Diverso

Implementado pelo PNUD e coordenado pela Embrapa, sua atuação abrange três biomas em seis territórios da cidadania, áreas que vão além do limite dos municípios. São dois territórios por bioma, atingindo a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga. Movimentado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o principal objetivo é a promoção e uso sustentável da biodiversidade, trabalhando com comunidades locais para estimular boas práticas na convivência com a diversidade.

Para isso, são trabalhadas doze espécies prioritárias, típicas das regiões e que têm potencial de promoção, exploração e comercialização. O objetivo é que essas espécies sejam um elemento consolidado de geração de renda para agricultores familiares.

O projeto Bem Diverso trabalha com a capacitação de comunidades, mas também promove a cadeia de valor para os produtos da sociobiodiversidade, acesso ao mercado e mapeia incentivos financeiros existentes para operacionalizar a comercialização desses produtos.  O objetivo é auxiliar na promoção do desenvolvimento local e simultaneamente auxiliar na conservação da biodiversidade brasileira.

Serviço

VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia

De 12 a 15 de Setembro de 2017

Horário: De 8h às 22h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental – Brasília DF

Mais informações: http://agroecologia2017.com/

Irene Santana (MTb 11.354/DF) 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia /PNUD 
cenargen.nco@embrapa.br 
Telefone: (61) 3448-4769

Leave a comment