Oficina discute a inclusão produtiva da mulher no âmbito do Projeto Bem Diverso

cj65epeoq0074tov28fj7emla-img-6909.0.275.1485.525

Trocar experiências a partir das suas vivencias a frente de processos de fortalecimento da organização e inclusão produtiva das mulheres no Brasil.

Existe relação entre os temas: mulheres, biodiversidade, agricultura familiar, igualdade de direitos, autonomia e conhecimento? A resposta é sim e quem atestou essa conclusão foi a oficina de mulheres organizada pelo Projeto Bem Diverso e pelo Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) da Embrapa Sede, nos dias 27 e 28 de julho de 2017, em Brasília (DF). O evento reuniu diversas lideranças mulheres de movimentos sociais, organizações não governamentais e instituições de governo que trabalham com a temática de gênero, para trocar experiências a partir das suas vivencias a frente de processos de fortalecimento da organização e inclusão produtiva das mulheres no Brasil.

A ideia é que a partir do conteúdo sistematizado na oficina, o Bem Diverso possa organizar um grande evento nacional que visa estabelecer um marco orientador para atuação do Projeto com ações específicas para mulheres nos seis Territórios da Cidadania que atua. Este encontro, previsto para o final do ano, também visa elaborar propostas de orientação para a Embrapa de como trabalhar a questão de gênero nos seus projetos.

Segundo o coordenador nacional do Bem Diverso, o pesquisador da Embrapa Cenargen Aldicir Scariot, é fundamental que o Projeto tenha uma estratégia de envolvimento das mulheres, que contemple ações nos territórios de abrangência da iniciativa e a geração de subsídios às políticas públicas.

“Alinhados com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, apoiamos o protagonismo das mulheres em todas as ações no Projeto Bem Diverso, de forma que todos contribuam para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e se beneficiem dos produtos e serviços ambientais por ela ofertados”, afirmou o coordenador.

Relato de experiências

Um dos pontos altos da oficina foi o relato de cada uma das convidadas em vivências de processos de fortalecimento da participação da mulher em iniciativas produtivas, especialmente na agricultura familiar. Representantes do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres da Associação Nacional de Agroecologia (Ana), do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil da Presidência da República, pontuaram diversas ações em âmbito nacional que trouxeram resultados positivos na inclusão da mulher em processos produtivos. Já em âmbito regional, as representantes dos Territórios Alto Acre e Capixaba (AC), Sobral (CE), Médio Mearim (MA), Alto Rio Pardo (MG) e Sertão de São Francisco (BA), relataram o panorama atual da situação das mulheres nas suas regiões e da grande necessidade de dar luz ao importante papel que estas têm nas suas comunidades.

Veja abaixo o relato das participantes da oficina:

Para Roselis Simonetti, analista supervisora da Coordenação de Capacitação para Transferência de Tecnologia do DTT da Embrapa Sede, a oficina superou as expectativas, sobretudo por conta da contribuição das participantes que trouxeram um olhar sobre as diversas realidades que as mulheres vivem tanto em âmbito de Territórios quanto em âmbito nacional. “Acredito que conseguimos articular um grupo que assumiu o compromisso de sensibilizar e mobilizar as redes de pessoas nos Territórios para a temática e para o grande encontro, previsto para novembro desse ano”, relatou.

Leave a comment