Manejo, conservação e usos do licuri são temas de oficinas durante a 10a Festa do Licuri

cj6nn8dyl0009muv24kqbvizh-fernando-moretti-pnud-brasil

As oficinas tiveram como temas: o Manejo Agroflorestal de Usos Múltiplos em Unidades Demonstrativas de Enriquecimento com Licurizeiros e outras Espécies Estratégicas das Caatingas, em Quintais Produtivos e Roçados cercados; e Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Frutos, Palhas, Catembas, Cachos e Estipes (de palmeiras mortas), em harmonia com a flora e a fauna associadas.

Hoje, dia 19/08, se inicia a 10a Festa do Licuri na Comunidade Tradicional Quilombola Várzea Queimada, em Caém (BA). Entretanto, desde o dia 17/08, aconteceram várias oficinas prévias ao evento cujo público alvo foram 80 estudantes de três EFAs-Escola Família Agrícola, filhos de pequenos agricultores do Território da Cidadania Sertão de Francisco. As formações foram realizadas na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, município de Quixabeira (BA) e tiveram como temas: Manejo Agroflorestal de Usos Múltiplos em Unidades Demonstrativas de Enriquecimento com Licurizeiros e outras Espécies Estratégicas das Caatingas, em Quintais Produtivos e Roçados cercados; e Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Frutos, Palhas, Catembas, Cachos e Estipes (de palmeiras mortas), em harmonia com a flora e a fauna associadas. As oficinas foram práticas e trabalharam ainda com o manejo sustentável da caatinga, produção de alimentos, artesanato e funcionalidades do licuri.

Técnicos da Agendha (Assessoria e Gestão em Estudo da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conduziram as oficinas que contou ainda com mestres locais.

Para o Assessor Técnico do Projeto Bem Diverso, Fernando Moretti, as capacitações e treinamentos são pilares importantes do Projeto Bem Diverso, pois disseminam as práticas sustentáveis e tradicionais ao mesmo tempo que contribuem para a conservação da biodiversidade. “As oficinas com os alunos das EFAs, filhos dos agricultores familiares do território, permitem que os mesmos desenvolvam práticas agroecológicas e de manejo sustentável, valorizando os próprios saberes antigos de convivência com o semiárido e espécies nativas, como o licuri”, afirma Moretti.

Neste sábado, o Bem Diverso participa de uma mesa redonda na Festa do Licuri sobre “A Problemática da Conservação e do Acesso Continuado a todos os Licurizais”, e a necessidade de implementação de uma Legislação Estadual “Lei do Licuri Livre”. Para tanto o Projeto trouxe Maria Alaides, quebradeira de coco babaçu do Território da Cidadania Médio Mearim no Maranhão para que compartilhe a história de luta do movimento de mulheres quebradeiras de babaçu, além da Lei do babaçu Livre.

A 10a Festa do Licuri vai até amanhã, dia 20/08 e está sendo organizada pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com apoio Projeto Bem Diverso, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

Saiba mais sobre a programação do Festival, clicando aqui.

Leave a comment