Celebração reafirma a importância do licuri para as comunidades do sertão baiano

cj6p4yyp8002vmuv259e5rdc5-img-0282-2

Fonte de sustento e símbolo da cultura e resistência de muitas famílias do semiárido brasileiro, o licuri (Syagrus coronata) foi a grande estrela da 10a Festa do Licuri, realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, na Comunidade Quilombo Várzea Queimada, no município de Caém, Bahia.

O evento reuniu povos quilombolas, indígenas, extrativistas, pequenos agricultores, estudantes, pesquisadores e demais apreciadores desta planta que é considerada o “ouro do sertão”. Foram realizadas diversas oficinas temáticas, exposições, concursos, demonstrações gastronômicas, manifestações artísticas e culturais. A organização da festa foi da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com o apoio do Projeto Bem Diverso por meio da Embrapa PNUD e o GEF e demais parceiros.

Para Fernando Moretti, assessor técnico do Projeto Bem Diverso que esteve na festa, fica evidente a importância do licuri para a vida das comunidades, manutenção e conservação ambiental. “Tanto as oficinas, quanto as discussões e as manifestações culturais, demostraram que o licuri, além de ajudar para na geração de renda e segurança alimentar das famílias, contribui ainda para a conservação do Bioma Caatinga e é o elo de resgate de diversos saberes tradicionais de convivência no semiárido”, afirmou.

Do licuri tudo se aproveita

As comunidades do semiárido onde a espécie licuri é endêmica, costumam dizer que “da planta tudo se aproveita”. As palhas das folhas são utilizadas na fabricação de diversos artesanatos como cestos, chapéus, porta joias, artigos de decoração e bijuterias. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também para a fabricação de sabonetes e cosméticos. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo são utilizados na alimentação animal. Além disso, o Licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear, ave endêmica da Caatinga brasileira e ameaçada de extinção.

Notícias relacionadas:

Manejo, conservação e usos do licuri são temas de oficinas durante a 10a Festa do Licuri (19/08/2017)

Festa do Licuri completa 10 anos (18/08/2017)

Leave a comment