Bem Diverso é selecionado pela ONU como um exemplo de Boas Práticas

O Projeto Embrapa Bem Diverso foi um dos selecionados na “Chamada Boas Práticas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da Organizações das Nações Unidas (ONU). Convocatória que buscou destacar exemplos de boas práticas, incluindo aquelas que poderiam ser replicadas ou ampliadas por outras pessoas em todo o mundo na implementação da Agenda 2030 e que ajudassem a acelerar a recuperação do planeta pós pandemia causada pelo Coronavírus.

Ao apresentar o Projeto como um dos selecionados, a Chamada ressaltou o trabalho do Bem Diverso ao conciliar os objetivos econômicos e de conservação ambiental de uma maneira sustentável, ao trabalhar para que as populações tradicionais e os pequenos agricultores tenham papel fundamental na conservação dos biomas Caatinga, Cerrado e Amazônia.

“Esse trabalho envolve uma importante troca de conhecimentos. Nós absorvemos os saberes tradicionais dessas populações e compartilhamos informações técnicas relacionadas à restauração, à conservação, ao manejo e à produção sustentável para que eles cuidem desses territórios e nunca deixem de colher bons frutos”, explica o  Coordenador Nacional do Bem Diverso e Pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha.

Segundo Anderson, a ideia é aprimorar a governança e a capacitação da comunidade. Por isso, a atuação do Projeto envolve desde pesquisas e divulgação de técnicas para a conservação da biodiversidade em paisagens de múltiplos usos, até oferta de cursos e oficinas de formação que tratam sobre manejo sustentável, formas de se organizar em cooperativas, técnica para processar e comercializar produtos e acesso às políticas públicas e ao acesso ao crédito.

“Esse reconhecimento é resultado do trabalho dos jovens, estudantes, agricultores, extensionistas, pesquisadores, técnicos, trabalhadores das agroindústrias e todos os que trabalham para o Bem Diverso acontecer”, ressaltou Sevilha.

Nos cinco anos de existência, a partir da atuação do Projeto, que é fruto de uma parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), foram instaladas 72 unidades de aprendizagem, 3 centros de referência e 3 redes de jovens comunicadores populares. Além disso, foram mapeadas 9 cadeias produtivas, desenvolvidos 10 estudos de uso do solo e níveis de exploração sustentável; três planos de gestão de terras e seis contratos de uso de terra e água. E as capacitações realizadas envolveram mais de 3.000 pessoas.

As atividades realizadas no âmbito do Projeto resultaram em uma redução média de 84% do foco do fogo nos territórios e mais 1 milhão de hectares sob manejo sustentável, o que contribuiu para um aumento médio de 30% na produtividade e 40% na renda familiar da comunidade. No acesso ao crédito, mais de R $ 2 milhões foram concedidos, resultando no desenvolvimento de quatro novos produtos, quatro novos equipamentos, 22 rótulos e etiquetagem e melhoramento de seis produtos processados, que contribuíram para a implantação do ODS.

Ao apresentar o Bem Diverso como um dos selecionados, a chamada explicou que conciliar os objetivos econômicos e de conservação de uma maneira sustentável é uma questão importante abordada pelo Projeto e que apesar das mudanças nas políticas socioambientais que afetam negativamente as populações tradicionais, o Brasil está implementando várias políticas bioeconômicas destinadas a apoiar o uso da biodiversidade.

“Mas, para garantir a inclusão das comunidades locais nos circuitos bioeconômicos e sua contribuição para a conservação da biodiversidade, produção de serviços ambientais e aumento efetivo de seus meios de subsistência e renda, existem várias restrições tecnológicas, de capacidade, de mercado e financeiras que precisam ser entendidas para ser resolvidas. Somente entendendo e removendo essas restrições será possível dar uma resposta efetiva à Agenda 2030 e às metas dos ODS, e esses são os objetivos deste Projeto”, escreveram na apresentação do Bem Diverso.

SDG Good Practices

Esta foi a segunda vez que a ONU lançou uma convocação para apresentação de boas práticas, histórias de sucesso e lições aprendidas por todas as partes interessadas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta edição, a convocatória reforçou a importância de ampliar essas experiências de Boas Práticas para apoiar os esforços de recuperação da pandemia COVID-19 e para acelerar o progresso em direção à Década de Ação para cumprir os ODS.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Nela são indicados 17 ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Para acessar o texto sobre o  Projeto Bem Diverso em inglês na página dos ODS da ONU acesse aqui.

Saiba mais sobre a Chamada: https://sdgs.un.org/sdg-good-practices

Leave a comment