Articulados pelo Bem Diverso, produtores e batedores de açaí se encontram no SEBRAE
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá realizou, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) a primeira rodada de negócios de frutos de açaí da região.
Em articulação com o Projeto Bem Diverso, 17 produtores de açaí e 7 compradores que realizam práticas adequadas de processamento se encontraram no Sebrae em Macapá, no Território da Cidadania (TC) do Marajó no último dia 10 de setembro.
O objetivo da rodada foi conectar compradores dispostos a investir em produtos de alta qualidade e produtores que buscam dar vazão à produção com menor dependência dos atravessadores. Todas as batedeiras de açaí participantes beneficiam os produtos de acordo com boas práticas de fabricação, que incluem o uso do equipamento adequado e a realização do branqueamento para eliminação de contaminantes.
Manejo de açaí
O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos permite aumentar em até três vezes a produção de frutos ao estabelecer uma proporção adequada entre açaizeiros e outras espécies da floresta amazônica, em uma mesma área.
O objetivo é produzir e democratizar conhecimentos sobre a produção sustentável do açaí nas regiões de várzea, além de garantir a geração de renda das comunidades que trabalham com a coleta do fruto.
Sobre o Bem Diverso
O projeto Bem Diverso é uma parceria entre a Embrapa, o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
A iniciativa abrange ações em outros biomas do país e é liderada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O principal objetivo é conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.
No Marajó – Pará, o projeto Bem Diverso trabalha para a sustentabilidade da cadeia produtiva do açaí. Desde 2016, a Embrapa promove treinamentos em Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos em parceria com a Emater – PA e as prefeituras municipais.