Curso teórico e prático visa habilitar estudantes a coletar informações em campo e sistematizar experiências de modo a potencializar a comunicação popular
O curso voltado para jovens filhos de agricultores e agroextrativistas será realizado em parceria com a EFA – Escola Família Agrícola Nova Esperança, em Taiobeiras-MG de 09 a 14 de abril de 2018. O objetivo da atividade participativa é capacitar os jovens em como sistematizar experiências, relatar o passo-a-passo de uma prática, desde a sua história até a parte técnica. Serão trabalhadas diversas ferramentas como a entrevista, a observação ativa, a fotografia e a escrita objetiva.
Um dos resultados do Projeto Bem Diverso, em parceria com o CAA/NM, EFA Nova Esperança, ICMBio e Rede Sociotécnica, é a criação do coletivo Rede de Jovens Comunicadores Geraizeiros, que vem atuando de forma ativa, dando voz aos jovens na disseminação de boas práticas de desenvolvimento sustentável e da própria cultura dos Geraizeiros, população tradicional do Cerrado do norte de Minas Gerais.
Por todo o território estão havendo atividades como as boas práticas de cultivo, o manejo de água e de solo, o empreendedorismo juvenil, a inclusão de gênero, e o manejo sustentável da biodiversidade. É importante valorizar estas experiências, registrá-las e divulgá-las para que outras pessoas as conheçam e possam se inspirar para resolver problemas locais.
Os jovens, através de seus celulares e seu gosto pela fotografia, são comunicadores natos na difusão das notícias entre as comunidades e fazem a ponte entre o campo e o mundo. Por isso, eles são o público-alvo deste curso e poderão desenvolver suas habilidades para identificar boas práticas, transmitir notícias e promover a comunicação popular com qualidade e autonomia.
Informações:
Nayara Moreira (Consultora)
Cel.: 61 99633 8880
E-mail: nayara.florestal@gmail.com