No dia 22 de janeiro de 2025, o Governo Municipal de Portel, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, anunciou a premiação do Centro de Referência Manejaí à “Comenda Arucará de Qualidade”, na categoria Impacto Socioambiental.
Teofro Lacerda, coordenador do Centro de Referência Manejaí recebeu pessoalmente a premiação ao representar a comunidade. “Esse reconhecimento e premiação pelo nosso trabalho significa resistência, força, organização e movimento. O que me deixa muito feliz com essa premiação é ver o município reconhecendo a importância do nosso trabalho para a sociedade. Muita gratidão a todos os parceiros e as comunidades ribeirinhas”
Essa premiação reconhece os esforços e dedicação da comunidade e os resultados alcançados no desenvolvimento sustentável. O Centro de Referência Manejaí tem por finalidade a formação e desenvolvimento de capacidades locais para multiplicação das práticas e das tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa e parceiros nas temáticas de conservação, manejo e restauração de agroecossitemas; processamento de produtos e agroindustrialização; comercialização de produtos; e promoção de acesso a políticas públicas e crédito. Tais ações têm resultado na manutenção das populações locais em suas comunidades, por meio da garantia de realização pessoal e profissional de jovens, mulheres e adultos, que têm contribuído para um aumento significativo da renda, da conservação da floresta, do fortalecimento da organização social e do resgate cultural dessas comunidades, bases do desenvolvimento sustentável.
O Centro de Referência Manejaí é uma iniciativa da Embrapa por meio do projeto Bem Diverso Sustenta e Inova, com implementação pelo projeto Bem Diverso (Embrapa, PNUD e GEF) desde 2018 e ampliação e replicação das ações pelo projeto Sustenta e Inova. Este é fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), La Recherche Agronomique pour le Devéloppement (Cirad) e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), por meio de financiamento da União Europeia.
“Primeiro, veio o reconhecimento lá fora, da ONU, da União Europeia. Depois, no Brasil. Agora, do município. Este, sem dúvida, um dos mais importantes, pois simboliza o reconhecimento local pela construção de histórias reais de mudanças. É muito bom quando a nossa gente, de um jeito bem diverso, Sustenta e Inova para a nossa e para outras gentes. É uma honra para nós fazer parte dessa história!”, afirma Anderson Sevilha, pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto Sustenta e Inova.
Parabenizamos toda a comunidade e parceiros por essa honrosa conquista, que inspira e reforça a importância de iniciativas comprometidas com o futuro das comunidades e de seus territórios.
Saiba mais sobre o Centro de Referência Manejaí e o impacto das ações nos territórios.