Umbu

Spondias tuberosa

compartilhar:
O umbu é fruto do umbuzeiro, uma das frutíferas mais importantes da Caatinga. Também conhecido como imbu, ambu e ombu, o umbu tem sabor cítrico adocicado, com formato arredondados, casca lisa ou com pelos e com caroço no meio. É muito resistente a longos períodos de estiagem, em virtude da perda de folhas durante o verão e também por conta das suas raízes em forma de batatas que acumulam água.
Ficha Técnica
  • Família Botânica Anacardiaceae
  • Nome Científico Spondias tuberosa
  • Bioma(s) Caatinga
  • Territorio(s) TC Sertão de São Francisco (BA)
  • Porte da Planta Arbóreo, com mais de 7 metros de altura, com copa medindo até 22 m de diâmetro.
  • Parte Colhida Fruto
  • Floração Setembro a fevereiro
  • Frutificação Outubro a maio
  • Usos In natura, sucos, sorvetes, geleias, licores, doces e outros. Muito apreciada pelos sertanejos, a umbuzada é uma das bebidas derivadas do umbu onde se mistura e bate a fruta com leite. Algumas comunidades do Nordeste, utilizam as raízes-batatas do umbuzeiro para fins medicinais, principalmente no tratamento de diarreias e verminose. Durante suas jornadas pelo sertão, os vaqueiros também matam sua sede com as raízes do umbu.

Saiba mais sobre o umbu

Em tupi-guarani umbu, significa “árvore que dá de beber”, pois é por meio das suas raízes-batatas que a planta se mantém viva durante os períodos mais secos do Sertão nordestino. Na natureza, vários animais nativos da Caatinga são muito importantes para a reprodução dessa espécie. É o caso das abelhas, moscas e vespas, que realizam a polinização das perfumadas flores do umbuzeiro. Já a dispersão das sementes acontece por meio do veado catingueiro, tatu peba, cotia e outros.

O umbu é considerado sagrado para muitos povos do sertão nordestino. Entre os índios Pankararu de Pernambuco, por exemplo, o umbuzeiro com sua vasta copa é morada dos seres encantados, entes cosmológicos que gerem os ciclos da vida. Para celebrar as safras anuais do umbu, os Pankararu realizam a Corrida do Umbu, festa tradicional com rituais de purificação com danças e cânticos. Para outros povos, o umbuzeiro é símbolo de resistência, por ser forte perante os períodos de seca. A colheita é feita principalmente pelas mulheres que passam esses saberes para as futuras gerações. Esse extrativismo tradicional contribui para a alimentação das famílias e ainda garante geração de renda para muitas comunidades sertanejas.

2175405568 62ff006efe o 2

2175405568 62ff006efe o 2



Umbuzeiro © Ronaldo Rocha

Umbuzeiro é a árvore sagrada do sertão. Sócio fiel das rápidas horas felizes e longos dias amargos dos vaqueiros. Representa o mais frisante exemplo de adaptação da flora sertaneja”. (Euclies de Cunha, em “Os Sertões”)

Onde encontrar produtos de umbu?

Coopercuc - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá
Rua Jorge Ribeiro de Sá, 97, Centro, Uauá (BA)
Telefone: (74) 3673-1423/1428
E-mail: vendas@coopercuc.com.br
administracao@coopercuc.com.br
Site: http://www.coopercuc.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/Coopercuc/

Documentos