Araticum

Annona crassiflora

compartilhar:
Também conhecido como panã , marolo, condessa, bruto ata , e outros, o araticum é fruto típico de áreas secas e arenosas do Cerrado brasileiro. Seu nome deriva do tupi que pode significar “fruto do céu”, “fruto mole”, ou ainda “árvore rija e dura”.
Ficha Técnica
  • Família Botânica Annonaceae
  • Nome Científico Annona crassiflora
  • Bioma(s) Cerrado
  • Territorio(s) TC Alto Rio Pardo (MG)
  • Porte da Planta Arbóreo de 4 a 8 metros de altura
  • Parte Colhida Fruto
  • Floração Setembro a janeiro
  • Frutificação Outubro a abril
  • Usos Sucos, sorvetes, geleias, bolos, e outros derivados da culinária. As populações tradicionais do Cerrado também utilizam o araticum para fins medicinais no tratamento de úlcera, reumatismo, distúrbios do sistema digestivo, dentre outros.

Saiba mais sobre o araticum

O araticum é uma espécie adaptada aos longos períodos sem chuva do inverno seco do Cerrado. Suas raízes são bem desenvolvidas aproveitando ao máximo os nutrientes e as águas dos solos profundos do Cerrado. A polinização de suas flores é feita por besouros que procuram essa parte da planta para acasalamento e alimentação. Já a dispersão das sementes se dá por animais que se alimentam de seus frutos ou pela queda dos frutos próximo da árvore mãe..

araticum 1

araticum 1



Araticum (Annona crassiflora).

Onde encontrar produtos de araticum?

Central do Cerrado (Cooperativa de grupo de produtores).
Endereço: Setor de Expansão Econômica de Sobradinho, Quadra 14, Lot3, Sobradinho-DF. Telefone: (61) 3327-8489. E-mail: centraldocerrado@centraldocerrado.org.br.
Site: http://www.centraldocerrado.org.br/ Facebook: https://www.facebook.com/CentralCerrado/

Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão.
Endereço: Rua Andersen, 400. Montes Claros-MG. E-mail: vendascgs@gmail.com. Telefone: (38) 3223-2285. Facebook: https://www.facebook.com/Cooperativa-Grande-Sertão-115490648609510/

O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia estável. Assim que a matlotagem desmereceu em acabar, mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticúm maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas, pg. 372. 

Receitas:
Sorvete de Araticum

Sorvete leve, saboroso e fácil de fazer.

Bolo de araticum

Delicioso bolo que realça o sabor adocicado do araticum.