Saiba mais sobre o açaí
O nome genérico é uma homenagem à Euterpe, musa da poesia lírica na mitologia grega, pelo magnífico aspecto destas palmeiras. Já o epíteto “oleracea” significa que parece e exala odor semelhante ao do vinho, devido à cor e ao aroma da polpa. O termo açaí origina-se do Tupi (yá-çaí) que significa “fruto que chora”. Sua floração ocorre de forma peculiar: no mesmo cacho há flores masculinas e femininas, porém não realizam autofecudação, pois necessitam de polinizadores para promover a fertilização cruzada e assim produzir frutos.
Nas florestas de várzeas do estuário amazônico, os açaizeiros apresentam grandes densidades de touceiras com elevado número de estipes. Neste ambiente a produção de frutos é boa e ocorre naturalmente durante o ano todo. Entretanto, há períodos que a produção é menor, resultando assim uma grande variação no preço final do produto, cuja comercialização é praticada por ribeirinhos que tem no açaí uma importante fonte de renda familiar.
Além da renda, o "vinho" de açaí, como é chamado pelos ribeirinhos, também é componente principal na alimentação diária dessa população, sendo grande fonte de nutrientes e vitaminas. E mesmo nos meses de entressafra, sempre há o “açaí do bébe”, que é aquele consumido diariamente pelas famílias e acompanha pratos como peixe assado, camarão, caças e outras iguarias.