Açaí

Euterpe oleracea, Mart

compartilhar
O açaí é fruto da palmeira açaizeiro, típica das florestas de várzea do estuário amazônico e de áreas úmidas de terra-fime. Do fruto do açaizeiro se extrai a polpa, de coloração roxa intensa, que pode ser transformada em sucos, sorvetes, bolos, geléias e até farinha desidratada usada em diversos fins. A procura pelo açaí já ultrapassou as barreiras nacionais, o produto já chegou a vários países do mundo que apreciam o produto principalmente por seus benefícios à saúde.
Ficha Técnica
  • Família Botânica Arecaceae
  • Nome Científico Euterpe oleracea, Mart
  • Bioma(s) Amazônia
  • Territorio(s) TC Marajó (PA)
  • Porte da Planta Palmeira, com até 25 estipes por touceira em diferentes fases de desenvolvimento. Os estipes podem variar entre 3 a 20 metros de altura.
  • Parte Colhida fruto e palmito
  • Floração Varia conforme a região e o tipo de açaí, mas geralmente ocorre de janeiro a maio.
  • Frutificação : Assim como a floração, pode variar entre regiões, mas geralmente ocorre de agosto a setembro.
  • Usos Polpa, suco ou vinho, sorvete, farinhas, sobremesas em geral. A indústria cosmética faz hidratante, óleo corporal, xampus, sabonetes e outros. As populações amazônidas também utilizam outras partes do açaizeiro para fins medicinais.

Saiba mais sobre o açaí

O nome genérico é uma homenagem à Euterpe, musa da poesia lírica na mitologia grega, pelo magnífico aspecto destas palmeiras. Já o epíteto “oleracea” significa que parece e exala odor semelhante ao do vinho, devido à cor e ao aroma da polpa. O termo açaí origina-se do Tupi (yá-çaí) que significa “fruto que chora”. Sua floração ocorre de forma peculiar: no mesmo cacho há flores masculinas e femininas, porém não realizam autofecudação, pois necessitam de polinizadores para promover a fertilização cruzada e assim  produzir frutos.

Nas florestas de várzeas do estuário amazônico, os açaizeiros apresentam grandes densidades de touceiras com elevado número de estipes. Neste ambiente a produção de frutos é boa e ocorre naturalmente durante o ano todo. Entretanto, há períodos que a produção é menor, resultando assim uma grande variação no preço final do produto, cuja comercialização é praticada por ribeirinhos que tem no açaí uma importante fonte de renda familiar.

Além da renda, o "vinho" de açaí, como é chamado pelos ribeirinhos, também é componente principal na alimentação diária dessa população, sendo grande fonte de nutrientes e vitaminas. E mesmo nos meses de entressafra, sempre há o “açaí do bébe”, que é aquele consumido diariamente pelas famílias e acompanha pratos como peixe assado, camarão, caças e outras iguarias.

img 4447

img 4447



Extração de açaí no município de Afuá, no arquipélago do Marajó, TC Marajó (PA). © Andreza Andrade/Bem Diverso

Saiba mais sobre o açaí

O nome genérico é uma homenagem a Euterpe, musa da poesia lírica na mitologia grega, pelo magnífico aspecto destas palmeiras. Já o epíteto “oleracea” significa que parece e exala odor semelhante ao do vinho, devido à cor e ao aroma da polpa. Sua floração ocorre de forma peculiar: no mesmo cacho há flores masculinas e femininas, porém não realizam autofecudação, pois necessitam de polinizadores para produção de frutos.

Nas florestas de várzeas do estuário amazônico, os açaizeiros apresentam grandes densidades de touceiras com elevado número de estipes. Neste ambiente a produção de frutos é boa e ocorre naturalmente durante o ano todo. Entretanto, há períodos que a produção é menor resultando assim uma grande variação no preço final do produto, cuja comercialização é praticada por ribeirinhos que tem no açaí uma importante fonte de renda familiar.

Além da renda, o "vinho" de açaí, como é chamado pelos ribeirinhos, também é componente principal na alimentação diária dessa população, sendo grande fonte de nutrientes e vitaminas. E mesmo nos meses de entressafra, sempre há o “açaí do bébe”, que é aquele consumido diariamente pelas famílias e acompanha pratos como peixe assado, camarão, caças e outras iguarias.

Onde encontrar produtos de açaí?

Bio + Açaí- Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá

Endereço: Rua Bananal, 1150, Brasil Novo,
Macapá, Amapá.
CEP: 68909-338.
Telefone: (96) 99141-1300 / (96)99125-3049
E-mail: bio_acai@yahoo.com
comercial@bioacaiamapa.com.br
Site: www.biocaiamapa.com.br

Fontes

Fonte: Guia prático de manejo de açaizais para produção de frutos / José Antonio Leite de Queiroz, Silas Mochiutti; ilustração de Marcos Antonio da Silva. – 2. ed. rev. amp. - Macapá: Embrapa Amapá, 2012. 

Notícias Relacionadas

Curralinho (PA) e São Sebastião da Boa Vista (PA) recebem treinamentos em manejo de açaizais nativos

Comunidades extrativistas de dois municípios localizados no arquipélago do Marajó recebem nesta e na próxima semana...

Leia Mais
Agroextrativistas do Marajó participam de oficina sobre políticas públicas

Diagnóstico socioeconômico das políticas públicas no Território da Cidadania Marajó é realizado pelo Bem Diverso.

Leia Mais