Festa do Licuri completa 10 anos

cj6nm7v66000rdtv2t4o8yqqg-festadolicuri

Comemorações dos 10 anos da Festa do Licuri, ocasião de celebração em torno do licuri, uma planta considerada patrimônio natural da Caatinga, muito importante para a vida de diversas comunidades sertanejas.

O Quilombo Várzea Queimada, no município de Caem, região centro-norte da Bahia, será palco das comemorações dos 10 anos da Festa do Licuri, ocasião de celebração em torno do licuri, uma planta considerada patrimônio natural da Caatinga, muito importante para a vida de diversas comunidades sertanejas. O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto de 2017 e está sendo organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), formada por agricultores e agricultoras familiares, que possuem o licuri como “carro-chefe” nas suas atividades produtivas. Além de outros parceiros, o evento também conta com o apoio da Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha) e do Projeto Bem Diverso, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

Para quem não conhece, o licuri (Syagrus coronata) vem do licurizeiro, uma imponente palmeira que ocorre em diversas regiões do Semiárido nordestino. Para muitas comunidades, o licurizeiro é uma das plantas mais importantes, pois dela se produz alimentos e ao mesmo tempo contribui na geração de renda familiar. Para o Projeto Bem Diverso, esta espécie é uma das eleitas dentro do Território Sertão de Francisco para desenvolver ações de boas práticas manejo e extrativismo sustentável.

Intercâmbio, debates, gastronomia e manifestações culturais

O evento de 10 anos da Festa do Licuri traz como foco a socialização de conhecimentos e técnicas de preservação da palmeira, por meio de intercâmbio entre as comunidades produtoras e o mercado consumidor. A ideia é busca apresentar, na prática, as mais variadas formas de aproveitamento dessa espécie, seja através do processamento, do beneficiamento e da agregação de valor, tanto para consumo humano, quanto para consumo animal. Por isso, a programação contará com capacitações sobre os processos tecnológicos das diversas formas de utilização do licuri e a comercialização dos seus derivados. Haverá ainda demonstrações gastronômicas, exposições e manifestações culturais com grupos de artistas locais. Um dos momentos mais esperados no evento é o debate em torno da proposta de lei municipal e estadual de conservação de licurizais. A lei visa proteger áreas nativas da palmeira, em áreas públicas ou privadas, usadas pelas comunidades na coleta do coquinho licuri.

Para saber mais sobre a programação da Festa do Licuri veja as informações abaixo.

Serviço:

Festa do Licuri
Data: 19 e 20 de agosto de 2017
Local: Quilombo Várzea Queimada, Caem (BA)
Contatos: (74) 3651–0235 / (74) 99991–3121 / (74) 98142–4610
E-mail: festadolicuri@gmail.com
Instagram: @festadolicuri
Facebook: https://www.facebook.com/festadolicuri/

Leave a comment