Sistemas Agroflorestais: sucesso na Resex Chico Mendes

compartilhar


Os Sistemas Agroflorestais combinam o plantio de espécies florestais com culturas agrícolas. Uma experiência realizada pelo Bem Diverso/Embrapa Acre em parceria com o agricultor familiar João Evangelista, no seringal Porvir, localizado na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Epitaciolândia, AC, mostra que essa alternativa produtiva é economicamente viável e proporciona ganhos ambientais.

Instalado em dois hectares, o arranjo concilia o plantio de seringueiras, açaizeiros, castanheiras, bananeiras e culturas anuais como milho e feijão. Os cultivos consorciados registraram boa produtividade e, além da renda com a produção de milho e feijão, o agricultor comercializa a produção de banana de cerca de mil cachos por ano. 

Hoje, a propriedade do seu João é modelo na Reserva Extrativista Chico Mendes e tem comprovado a viabilidade do sistema. Outro resultado importante é a geração de informações técnicas sobre a implantação e manejo das espécies, que contribuem para ampliar o uso desses sistemas.

O WWF/Brasil e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista (Cooperacre) são parceiros do Bem Diverso e têm colaborado  para a implantação de novos SAFs e avaliação técnica dos que já foram implantados. A parceria tem sido fundamental para divulgar a experiência entre os agricultores da região e estimular a adoção dessa alternativa de produção. O agricultor Severino da Silva Brito, também morador da Reserva Chico Mendes, participou de uma capacitação da Embrapa e conheceu o sistema agroflorestal do seu João.

A disseminação dos sistemas agroflorestais e a continuidade dessas iniciativas fazem parte do Projeto Bem Diverso, fruto de uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), o programa desenvolve ações nos diferentes biomas do Brasil e tem como principal objetivo conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Assista ao programa clicando ao lado.

 

Notícias Relacionadas

Extrativistas monitoraram produção de castanhas-do-brasil na Reserva Cazumbá-Iracema

Para colaborar no monitoramento e coletar dados quanto ao custo da atividade da coleta de castanha-do-brasil, técnicos da...

Leia Mais
Bem Diverso realiza encontro para debater caminhos para a promoção de Sistemas Agroflorestais

O encontro teve como objetivo debater e sistematizar experiências para definir linhas de ação específicas em SAFs para os...

Leia Mais
Unidade Demonstrativa do Bem Diverso no Acre recebe estudantes em aula prática

Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram de aula prática na...

Leia Mais