Vem aí! Bem Diverso participa do Semiárido Show - maior evento de inovação tecnológica para a agropecuária no NE brasileiro.

compartilhar

19 a 22/11 em Petrolina – PE.

Em 2019, o Semiárido Show chega à sua oitava edição sustentando a importância de ser considerado o maior evento de inovação tecnológica voltado para a agropecuária no Nordeste brasileiro. O objetivo principal da sua organização é tornar possível a milhares de produtores e empreendedores o amplo acesso a conhecimentos e informações, gerados pela Embrapa e instituições parceiras, que dinamizam a produtividade e sustentabilidade da atividade na região. 

Com o tema "Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional", esta edição acontece de 19 a 22 de novembro em Petrolina, PE e conta com uma programação diversificada, que contempla capacitações por meio de mais de 50 minicursos, palestras, oficinas e seminários temáticos, bem como a exposição em campo de uma centena de inovações tecnológicas. 

O espaço Vila da Economia Solidária vai abrigar 32 estandes de cooperativas de extrativistas e que trabalham com o beneficiamento de espécies e produtores do bioma Caatinga, cujos produtos foram desenvolvidos com apoio de programas implementados pelo Bem Diverso, como a cerveja de licuri, o chope do umbu, derivados de leite de cabra e outros produtos das cadeias da sociobiodiversidade da região. 

Mas é em um estande na área “Vitrines Tecnológicas”, (na primeira rua, na parte de fora) que o Bem Diverso estará mais visivelmente representado, apresentando propostas de estratégias de conservação pelo uso sustentável do bioma Caatinga. “Estratégias de alimentação de rebanhos – sem ter que desmatar para formação de pasto - , ações de fortalecimento das cadeias produtivas – como faz com a Central da Caatinga, por exemplo, dando acesso a novos mercados – além das capacitações de boas práticas que o projeto viabiliza junto às unidades de beneficiamento”, explica Francisco Campello, técnico do IBAMA e seu representante no Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga. 

A feira ocupa uma área de aproximadamente 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina, no sertão. O espaço é planejado para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o público participante da feira e os profissionais vinculados aos diferentes segmentos da pesquisa agropecuária, parceiros na realização do evento. Também são instalados estandes institucionais, com exposição de empreendimentos regionais que divulgam e dão maior visibilidade a produtos e serviços públicos e privados, ampliando, assim, as oportunidades de parcerias, de fortalecimento de mercados e de assertividade das políticas públicas.

No espaço de capacitações, o Bem Diverso – junto aos parceiros IBAMA e Embrapa – irá oferecer três cursos: apicultura na Caatinga, manejo Florestal da Caatinga e constelação de solo e água na Caatinga.; além de um seminário sobre uso sustentável da Caatinga.  (Consulte a programação aqui)

logotipo semiárido show

logotipo semiárido show