PREVENÇÃO DA COVID-19 NO MEIO RURAL

compartilhar

Projeto Bem Diverso e Anater promovem webinar sobre os cuidados necessários para prevenir do contágio pelo vírus no plantio, colheita e comercialização da produção

Atividades rurais e extrativistas são essenciais e, por isso, não pararam durante a pandemia. Entretanto, preocupados com a necessidade de garantir que cheguem ao campo as informações para que esses setores tomem os cuidados necessários no plantio, colheita e comercialização da produção, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Projeto Bem Diverso (Embrapa/PNUD/GEF) promovem um seminário na internet, o webinar ‘Covid19: Medidas de Prevenção no Meio Rural’, no próximo dia 10 de junho, às 10h.

A proposta é transmitir informações para agricultores familiares, pequenos produtores, extrativistas, cooperativas e agroindústrias de várias regiões do País, que integram a cadeia que planta, colhe, processa e comercializa produtos da sociobiodiversidade.

O evento contará com a participação da representante residente do PNUD, Katyna Argueta, do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e da chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Cléria Inglis. 

O Bem Diverso atua em seis Territórios, nos Biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado, e o objetivo do webinar é informar ao público do projeto, ou seja, pequenos agricultores, extrativistas, técnicos, extensionistas, Escolas Família Agrícola (EFAs), cooperativas e agroindústrias, sobre os cuidados que devem ter em relação à Covid-19.

A Anater tem produzido uma série de materiais informativos em relação à prevenção da COVID-19 no meio rural, e por isso também considera que os agricultores, extrativistas e extensionistas de outras regiões também tem interesse no evento. “A parceria da Anater com o Bem Diverso permitirá o compartilhamento dessas informações importantes para regiões estratégicas para a bioeconomia e o desenvolvimento rural em todo o Brasil”, afirma Ademar Silva Júnior, presidente da Anater. 

A webinar também contará com as apresentações técnicas do coordenador do Bem Diverso e pesquisador da Embrapa, Anderson Sevilha; do engenheiro agrônomo Sergio Burgardt, da Anater, do André Dutra; da Embrapa Agroindústria de Alimentos; além de Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa.

“Queremos que todos os colaboradores do projeto e as famílias de pequenos agricultores extrativistas e técnicos estejam bem informados para a realização das atividades de campo, tão importantes para o desenvolvimento sustentável nos Territórios onde atuamos”, afirma Anderson Sevilha, do Bem Diverso. 

No contexto da pandemia, o projeto Bem Diverso tem intensificado o fornecimento de informações seguras sobre boas práticas no campo e nas agroindústrias, direcionadas a agricultores familiares, extrativistas e trabalhadores de cooperativas e associações comunitárias. Os protocolos foram adaptados para incluir salvaguardas de saúde, para enfrentar a realidade pandêmica, e elaborado um conjunto de diretrizes para a saúde alimentar e de trabalhadores.

Durante o Webinar, além dos materiais produzidos pela Anater, também serão apresentados os cuidados em relação às boas práticas de fabricação nas agroindústrias, e as ações do Mapa, sempre com a finalidade de dar segurança às atividades desenvolvidas pelo trabalhador no campo.

 

____________________________________________________

 

SERVIÇO:

Webinar “Covid-19: Medidas de Prevenção no Meio Rural”

Data: 10/06/2020 (quarta-feira)

Horário: 10h (hora de Brasília)

Realização: Projeto Bem Diverso (Embrapa/PNUD/GEF) e Anater

Link de acesso: www.youtube.com/embrapa