Começa hoje a exposição Chico Mendes Herói do Brasil - uma memória a honrar, um legado a defender

compartilhar

Em Brasília, a mostra resume a memória do seringueiro na defesa da Amazônia e dos povos que nela vivem

O Museu Nacional da República inaugura, nesta quarta-feira (7), às 19h, a exposição Chico Mendes Herói do Brasil - uma memória a honrar, um legado a defender. Composta por fotos, mapas e utensílios usados pelos povos extrativistas da floresta, além de vídeos retratando os ideais de Chico Mendes, a mostra resume a memória do seringueiro na defesa da Amazônia e dos povos que nela vivem.

O legado deixado pelo herói às gerações presentes e futuras está nesta exposição, que faz também uma homenagem a trinta mulheres e homens, entre as milhares de pessoas assassinadas nas últimas décadas no Brasil, em decorrência da luta pela terra.

Estarão presentes na abertura do evento: o líder seringueiro Raimundo Mendes de Barros (primo de Chico); a ambientalista Angela Mendes (filha de Chico); o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Joaquim Belo; a presidenta do Sinpro/DF, Rosilene Corrêa; a antropóloga Mary Allegretti e a atriz Lucélia Santos. A exposição será precedida por um Seminário Nacional da Juventude Extrativista, nos dias 6 e 7 de novembro.

Organizada pela revista Xapuri Socioambiental, a exposição é uma realização do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF) e do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Xapuri (STTR-Xapuri), em parceria com o Bem Diverso (Embrapa/ PNUD/ Gef); CNS; Memorial Chico Mendes; Fenae; Cooperação Alemã (GIZ); e o Museu Nacional da República.

Chico Mendes Herói do Brasil
Data: 7 de novembro a 9 de dezembro de 2018
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Local: Sala 02 do Museu Nacional da República, Brasília - DF Entrada franca

Exposição Chico Mendes Herói do Brasil - uma memória a honrar, um legado a defender

Exposição Chico Mendes Herói do Brasil - uma memória a honrar, um legado a defender



Exposição Chico Mendes Herói do Brasil - uma memória a honrar, um legado a defender © Divulgação