Bem Diverso lamenta o falecimento de Pierre Gervaiseau, instituidor da Fundação Araripe

compartilhar

O Projeto atua em parceria com a instituição no Território da Cidadania do Sertão de São Francisco, na Bahia, com vistas ao fortalecimento do arcabouço de manejo da biodiversidade com ênfase no umbu, licuri e maracajá da Caatinga

O Projeto Bem Diverso lamenta o falecimento de Pierre Maurice Gervaiseau, um dos instituidores da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (Fundação Araripe). Gervaiseau faleceu na última sexta-feira (23), em decorrência de piora do seu quadro clínico.

Pesquisador francês, Gervaiseau dedicou parte de sua vida a promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro em especial na Biorregião do Araripe, que abrange os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, visando à sustentabilidade do patrimônio natural, valoração dos produtos da biodiversidade, incluindo as comunidades rurais produtoras do pequi e do babaçu nas políticas públicas.

Tendo a Fundação Araripe (fundada em 2000 e sede em Crato, no Ceará) como seu instrumento promotor, Pierre esteve à frente de iniciativas estruturantes para um pensamento moderno de desenvolvimento regional como: a criação e implantação da Área de Proteção Ambiental Chapada Araripe; o Comitê da Bacia do Rio Salgado; a implantação do Geoparque Araripe; a criação da Mesorregião da Chapada do Araripe.

O Projeto Bem Diverso atua em parceria com a Fundação Araripe no Território da Cidadania do Sertão de São Francisco, na Bahia. A parceria firmada em Carta de Acordo visa a fortalecer o arcabouço de manejo da biodiversidade com ênfase no umbu, licuri e aracajá da Caatinga em sistemas agroflorestais e produtos florestais não madeireiros. Espera-se, ainda, fortalecer o acesso ao mercado e ao financiamento por parte das populações tradicionais, garantindo assim a integração da conservação da biodiversidade e o uso sustentável nas práticas de produção.

Pierre Gervaiseau, instituidor da Fundação Araripe

Pierre Gervaiseau, instituidor da Fundação Araripe



Pierre Gervaiseau, instituidor da Fundação Araripe © Reprodução