Bem Diverso disponibiliza a coleção “Mestres do Agroextrativismo no Mearim” para download gratuito

compartilhar

As práticas de agroextrativismo - baseadas em conhecimento tradicional - praticadas por famílias maranhenses deram origem a uma coletânea de 30 volumes que está disponível para download gratuito. As publicações resultam de uma pesquisa multidisciplinar desenvolvida no âmbito do Projeto Bem Diverso por pesquisadores, técnicos e agentes de desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que observaram e registraram essas práticas.
  
As famílias produtoras que inspiraram o estudo são colaboradoras do Projeto Bem Diverso na conservação da biodiversidade do Território Médio Mearim, no Maranhão. Na região, eles usam práticas conservacionistas para a recuperação de áreas degradadas e da fertilidade do solo, como a produção diversificada, integração da agricultura com a atividade extrativa e a criação animal, reflorestamento com espécies arbóreas e frutíferas, substituição do uso do fogo na agricultura e Sistemas Agroflorestais (SAFs).  
  
Iniciada em 2017, a pesquisa selecionou técnicas positivas empregadas por 30 famílias e que marcam a realidade da agricultura de pequeno porte no território maranhense. O objetivo é sistematizar e valorizar o conhecimento obtido na prática, validado e multiplicá-lo, de modo a reconhecer o papel desses agroextrativistas na conservação ambiental e apoiar o desenvolvimento social, econômico e ambiental dessas comunidades.
  
A Coleção destaca a diversificação de culturas perenes, com ênfase na produção de espécies frutíferas; enfatiza o beneficiamento das frutas, com a produção de polpas -uma das as principais atividades econômicas das famílias; identifica técnicas de recuperação do solo consagradas pela ciência, como a cobertura com biomassa, que mantém a umidade e aumenta disponibilização de nutrientes aos cultivos; além do uso de biofertilizantes e de defensivos naturais. 
  
Segundo análise do Coordenador Técnico do Projeto Bem Diverso e Pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha, a Coleção Mestres do Agroextrativismo no Mearim inaugura a linha editorial aberta pela Embrapa para tratar do papel do extrativismo na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento territorial em bases sustentáveis. 
  
“O registro dessas práticas da comunidade do Médio Mearim traz luz ao processo de formação desse conhecimento. E viabilizar essas ações não se restringe apenas ao reconhecimento da importância do trabalho dessas populações, mas, acima de tudo, possibilita buscar oportunidades para sua consolidação e multiplicação”, afirma Anderson Sevilha. 
  
Clique aqui para baixar os volumes
  
Com informações da Embrapa