Agentes da cadeia de produção de açaí participam rodada de negócios no Amapá

compartilhar

Articulados pelo Bem Diverso, produtores e batedores de açaí se encontram no SEBRAE

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá realizou, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) a primeira rodada de negócios de frutos de açaí da região.

Em articulação com o Projeto Bem Diverso, 17 produtores de açaí e 7 compradores que realizam práticas adequadas de processamento se encontraram no Sebrae em Macapá, no Território da Cidadania (TC) do Marajó no último dia 10 de setembro.

O objetivo da rodada foi conectar compradores dispostos a investir em produtos de alta qualidade e produtores que buscam dar vazão à produção com menor dependência dos atravessadores. Todas as batedeiras de açaí participantes beneficiam os produtos de acordo com boas práticas de fabricação, que incluem o uso do equipamento adequado e a realização do branqueamento para eliminação de contaminantes.

 

Manejo de açaí

O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos permite aumentar em até três vezes a produção de frutos ao estabelecer uma proporção adequada entre açaizeiros e outras espécies da floresta amazônica, em uma mesma área.

O objetivo é produzir e democratizar conhecimentos sobre a produção sustentável do açaí nas regiões de várzea, além de garantir a geração de renda das comunidades que trabalham com a coleta do fruto.

 

Sobre o Bem Diverso

O projeto Bem Diverso é uma parceria entre a Embrapa, o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

A iniciativa abrange ações em outros biomas do país e é liderada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O principal objetivo é conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.

No Marajó - Pará, o projeto Bem Diverso trabalha para a sustentabilidade da cadeia produtiva do açaí. Desde 2016, a Embrapa promove treinamentos em Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos em parceria com a Emater – PA e as prefeituras municipais.

Notícias Relacionadas

Agroextrativistas das Ilhas do Afuá debatem indicadores de desenvolvimento comunitário

Encontro contou com cerca de 150 extrativistas dos 18 assentamentos para debater indicadores de "bem viver"

Leia Mais
Curralinho (PA) e São Sebastião da Boa Vista (PA) recebem treinamentos em manejo de açaizais nativos

Comunidades extrativistas de dois municípios localizados no arquipélago do Marajó recebem nesta e na próxima semana...

Leia Mais
A sustentabilidade da produção do açaí é o foco no arquipélago do Marajó

O Projeto Bem Diverso promove, desde 2016, treinamentos em manejo de mínimo impacto de açaizais nativos

Leia Mais
Agroextrativistas do Marajó participam de oficina sobre políticas públicas

Diagnóstico socioeconômico das políticas públicas no Território da Cidadania Marajó é realizado pelo Bem Diverso.

Leia Mais